domingo, 30 de setembro de 2012

Tomé

Nascido em um dia frio daquela cidade tão quente, Tomé não poderia ser diferente. Teimoso tal qual menino malino que não abre mão do seu urso de pelúcia, ele recebera o nome da avó. Como o santo, Tomé só acreditava vendo, sentindo, vivendo, esgotando até a última gota. Por isso, crescera sem medo de sujar as mãos na terra e os pés no asfalto. Sem medo de perder a cabeça na lua.

Foi assim que Tomé encontrou nas palavras as cores que faltavam para enfeitar suas brincadeiras, por vezes pequenas para tanta imagem e ação. Sua teimosia contrastava com seus olhos doces e o menino nunca se deixou estancar pelo medo. Por isso, brincou de amores com a ingenuidade dos que se entregam por completo. Nessa busca, colheu flores e por vezes furou-se com os espinhos que fizeram sangrar. Mas ainda sim, nunca deixou de ver, sentir e viver, esgotando até a última gota.

Para Tomé, a vida é como brincadeira de gangorra, a preferida nos tempos da infância. O constante movimento é o que o mantém vivo. Sentir a brisa tocar seu rosto quando alcança o ponto máximo da altura o faz sorrir com tamanha vontade que dá pra sentir o entusiasmo do seu coração. Quando chega ao chão por feridas ou impossibilidades que lhe arranham a alma, coloca um fone de ouvido para sentir cada nota e traduzir em palavras as batidas descompassadas do mesmo coração, que, impaciente, não tarda a se recompor. É assim, que o menino usa os pés e toma impulso para voltar a subir. Tomé sabe muito bem que seu lugar é mesmo lá no alto.


Esse texto faz parte da série produzida para o Esquinas.
Conheça também a Li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário